sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Windows 3.x

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, o Macintosh mais a GUI Commodore Amiga. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Operacional e rodava por cima do DOS, sendo necessário carregar o DOS para, posteriormente, executar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.

Windows 3.0 with Multimedia Extensions

Esta edição especial do Windows 3.0 foi lançada no início de 1991 e é bem rara, pois nunca foi comercializada, somente distribuída com computadores novos ou kits multimídia entre o final de 1990 e o começo de 1991. Incluía vários programas multimídia, atualizações e correções de erros da versão normal.

Windows 3.1 e posteriores

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Tinha softwares para multimédia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ubuntu Karmic Koala!