Hospedagem-A hospedagem é muito importante, é o principal.
Blogger.com
http://www.blogger.com
Site que fornece os endereços http://nomedoblog.blogspot.com é gratuito mas o usuário precisa ter conta em outro servidor para hospedar as imagens que vai utilizar. Cadastro em português e demais funções em inglês.
Blig
http://www.blig.com.br
Serviço gratuito mas é necessário cadastrar-se no portal IG. Não é possível utilizar outros templates além dos oferecidos pelo site. Limite de espaço 1Mb de espaço para envio de arquivos. Só é possível realizar um post por dia e, cada post, pode ter apenas 3 comentários, também, por dia.
Blog – Uol
http://blog.uol.com.br
O usuário recebe um endereço no seguinte formato http://nomedoblog.zip.net. Gratuito, é necessário apenas se cadastrar como visitante (assinantes Uol tem maior espaço de armazenamento e outras vantagens) e aguardar a chave de ativação por e-mail (cuidado com o registro do e-mail, ele precisa ser válido).
Big Blogger
http://www.bigblogger.com.br
Gratuito. Possui postagem por e-mail, número ilimitado de posts por dia, mural de recados, estatística de acesso, humor do dia, perfil, enquete, proteção do blog por senha, controle dos comentários, etc.
Via Blog
http://www.viablog.com.br
Gratuito. 1Mb de espaço de armazenamento. Podem ser enviadas imagens para o banco de imagens e podem ser usados templates de outros sites. Não dispõe de editor de humor, editor de links, nem nenhuma outra funcionalidade (tudo precisa ser editado no código) com exceção dos comentários que são inseridos automaticamente. Interface de envio de post é simples de usar.
Sapo.pt
http://blogs.sapo.pt
Site gratuito de Portugal. O cadastro é obtido através de inscrição que dá direito a um e-mail no Sapo.pt e a um passaporte (NetBI) que permite acesso a todos os serviços do portal. Há a possibilidade de ajustar o fuso-horário do site. É possível editar a ordem dos posts (crescente ou descendente), permitir o envio de comentários moderados ou não, editar o código do template, editar listas de email que receberão notificação quando o blog for atualizado.
Bloger do Brasil
http://www.blogs.com.br
Site gratuito. Oferece domínio. Tem uma boa orientação no menu.
Tente usar alguns destes serviçoes para blog, a maioria são pagos, mas sempre existe a versão gratuita, o que ajuda bastante
Comentar
O melhor. Infelizmente, os novos cadastros foram suspensos por inviabilidade técnica, mas não custa nada ficar de olho. O Comentar suporta dezenas de templates diferentes, tags de HTML, emoticons animados, tem espaço para informações de instant messaging, bloqueia duas mensagens da mesma pessoas em menos de 30s e permite bloqueio de IP. A melhor coisa é que ele envia um email cada vez que alguém comenta. Ou seja, ninguém precisa mais ficar abrindo todas as caixas de comentário do próprio blog pra ver se alguém falou alguma coisa. Vale a pena investir R$14,90 por semestre pelo Comentar Pro.
Blogger Brasil Comentários
O sistema de comentários do Blogger Brasil também só está disponível para assinantes Globo.com, mas funciona na maioria das ferramentas de blog, como Blogger, Blig ou Weblogger. É um dos sistemas mais populares da Internet e tem uma grande vantagem sobre todos os outros: não vai nunca parar de aceitar novos usuários por falta de capacidade técnica. Por outro lado, é muito simples e não tem firula nenhuma. O template é um só, não há espaço para identificação de instant messaging e, pior de tudo, ele não envia e-mail quando fazem novos comentários. Para mim, essa é a falha imperdoável. Nada mais chato do que o próprio dono do blog ser forçado a abrir todas as caixas de comentários para checar as novidades.
Haloscan
Um dos maiores serviços de comentários do mundo. É bastante popular, mas só envia comentários por email para quem paga. Além disso, tem que entender um pouco de inglês para usar.
Enetation
O sistema do Enetation também é bastante popular, mas só pra quem sabe inglês. Ele permite a maior parte das firulas, como templates, lembrar dados dos usuários, bloquear IPs e aquelas frasezinha customizáveis de "[3] gritaram por aqui". Envio de e-mails, entretanto, só para quem fizer uma pequena doação. É uma boa pedida.
SiteMeter
Um dos melhores. Infelizmente, a versão gratuita é muito limitada e só registra dados detalhados (como, por exemplo, de que site vieram) dos últimos 100 visitantes. Conta páginas únicas, de entrada e de saída, visitas e pageviews, além de dados técnicos como sistema operacional e resolução de tela dos seus usuários. Em inglês.
Extreme Tracking
Tão bom quanto o SiteMeter, com uma vantagem: ele informa quais foram os sites que mais lhe mandaram usuários de todos os tempos - não só os últimos 100. Lista também quais foram as buscas que mais usuários enviaram pra você. Um dos meus contadores preferidos.
NedStat
Outro contador excelente, que eu também uso. Igual ao SiteMeter em tudo, nos defeitos e nas qualidades. Eu até pagaria para ter acesso a mais funcionalidades, mas o preço é salgadíssimo. Se inglês é um problema pra você, o serviço também está disponível em espanhol e francês - pra não falar de holandês, alemão e sueco.
Bravenet
O contador da Bravenet também é um dos mais populares entre os blogueiros. Eu, pessoalmente, acho fraco. Gosto de ver de onde meus usuários estão vindo, para saber quem linkou para mim. Enquanto o SiteMeter e o NedStat listam a procedência dos últimos 100 visitantes, o Bravenet lista apenas os últimos 10. Em inglês.
DIRETÓRIOS
Blogalize
Diretório brasileiro de blogs, criado e mantido por Edney Soares de Souza, o santo padroeiro dos blogs nacionais. Você cadastra seu blog e ele aparecerá, randomicamente, em milhares de outros blogs participantes. A categorização é por ordem alfabética e só. Não tem busca.
Blogs.com.br
Possui mais de 24 mil blogs cadastrados. O diretório é dividido por estado, o que não faz muito sentido. São Paulo, por exemplo, tem 10 mil blogs. Quem se dispõe a ler essas páginas todas de listas de blogs paulistas? Às vezes, estamos com vontade de ler um blog humorístico, outras, de ler um blog de notícias. Mas quem jamais esteve no clima de, digamos, ler um blog acreano ou capixaba? Pelo menos, o site também tem uma busca que funciona direitinho. Infelizmente, todos os links abrem dentro de um frame tenebroso. Ainda assim, um dos melhores modos de encontrar um blog brasileiro sobre algum assunto específico.
BlogList
O Bloglist é o mais bonitinho e fechadinho. Infelizmente, tem menos blogs cadastrados do que os outros. Permite buscas por palavras-chave e por temas, como artes, esportes, etc.
FERRAMENTAS PARA BLOGS
Blogdex
O Blogdex se define como o "índice de difusão dos blogs". O quê? Não entendeu? É simples: todo dia, ele varre todos os blogs do mundo, descobre quantos novos links foram adicionados naquele dia e lista os sites mais linkados em ordem de importância. Imagine que, de repente, 20 blogs, por todo o mundo, linkaram para o mesmo artigo do New York Times. Deve ter algo quente acontecendo. Pois é isso mesmo: o Blogdex é o termômetro da blogosfera. Consulte-o diariamente e você nunca ficará por fora de nada. Além disso, também permite que você descubra quem está linkando pra você.
TopLinks
O Toplinks é o equivalente brasileiro do Blogdex. Ele também permite que você saiba quais são os blogs que tem mais pessoas linkando para eles, além de descobrir quem está linkando para você.
BlogStreet
Esse serviço permite que você descubra a "vizinhança" do seu blog, ou seja, blogs que tratam de temas semelhantes ao seu, que linkam para os mesmos blogs, ou que linkam para você. Também lista os blogs mais linkados e mais influentes.
Technorati
Se você quer só saber quem linka pra você, o Technorati é a melhor opção. Por um motivo simples: quando ele dá o link, ele mostra também o contexto do link no site de origem. Os outros dão só a URL e olhe lá.
Bloglines
Para quem não quer visitar dezenas de blogs por dia. Você se cadastra, escolhe os blogs da sua preferência, e vê todos os novos posts em um lugar só, na interface do Bloglines. Não funciona sempre, mas é uma excelente idéia
ARTIGOS
Justiça às Turras com a Internet
Se chegarmos a uma situação de fato em que a internet esteja fora do alcance da lei, a rede rapidamente se converterá em uma terra de ninguém de calúnias e difamação e perderá toda a credibilidade.
Quem Escreveu Isso? Autoria e Internet
O poeta Edson Marques alega que um pretenso poema de Clarice Lispector, usado em uma propaganda da Fiat, é dele. O caso está indo para a justiça. Infelizmente, o poema em questão nunca foi publicado, só apareceu em seu blog.
Blogs de Vanguarda
Muita gente diz que os blogs são diários virtuais. De certo modo, é verdade. Considerem então todos os diários do mundo. Com certeza, são repletos de papo-furado. Não são nem feitos para serem lidos. Quantos programas absolutamente imbecis existem na televisão? A grossa maioria, com certeza. Felizmente, eles não me incomodam. Conheço os bons programas, sei que horas eles começam, ligo a TV só pra vê-los e desligo quando acabam.
Links: Endosso ou Recomendação?
A equipe de John Kerry parece interpretar links de forma bastante conservadora. O blog do candidato agora se considera responsável pelo conteúdo de todos os sites para os quais possui link e irá remover o link de qualquer site com conteúdo questionável.
Não Existe Almoço Grátis
As pessoas confundem direitos com privilégios. O Blig está começando a cobrar por serviços adicionais. Naturalmente, os blogueiros estão se rebelando. Acho muito justo. Ninguém quer pagar por nada. Eu também não gostaria de pagar para ter meu blog. Aliás, eu não gostaria de pagar meu aluguel também, mas enfim.
Os Jornalistas e Os Blogs
Muitos dos melhores blogs brasileiros são mantidos por jornalistas. Não é difícil de entender o motivo. A Internet, e em especial, os blogs, oferecem aos jornalistas muitas maneiras de potencializar seu trabalho.
A Pirataria e o Ridículo
A indústria fonográfica tem toda razão em ter medo das MP3s, mesmo que o medo não se justifique na prática. As agências de notícias estão certíssimas em tentar coibir o uso não-autorizado do conteúdo que lhes custa tanto criar. Infelizmente, as coisas estão saindo do controle.
Blogs de Pessoas Mortas
A população blogueira ainda é majoritariamente jovem, então as mortes ainda são esporádicas e acidentais. A medida que a Internet se popularizar e envelhecer, blogs, sites e flogs de pessoas mortas serão tão comuns quanto, digamos, livros de pessoas mortas.
A Internet e As Eleições Norte-Americanas
O potencial de mobilização da Internet mal começou a ser explorado. Em um país onde o voto não é obrigatório e poucas pessoas votam, a Internet pode, e deve, tornar-se uma ferramenta de maior democratização e popularização do processo eleitoral. Na maior potência do mundo, não é pouca coisa.
Os Brasileiros e os Fotologs
Ninguém consegue explicar porque há tantos flogs brasileiros, nem os próprios criadores do Fotolog. Tudo bem, brasileiros estão sempre ansiosos para consumir novas tecnologias, mas a ponto de desbancar os americanos? E de tão longe? É incrível.
Como Manter a Internet Gratuita
Ajude quem lhe ajuda. Será que você é capaz de fazer isso? Se alguém lhe dá um serviço gratuito, eu proponho que você tente dar algo em troca para esse alguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário