quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Age of Empires

Age of Empires é o primeiro jogo eletrônico de uma série com gênero de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado em 26 de Outubro de 1997 para Windows. Logo após este foi lançado um pacote de expanção, Age of Empires: Rise of Rome, antes de dar continuidade à série.

Jogabilidade
Age of Empires é um jogo onde os jogadores precisam usar uma grande estratégia para criar e avançar com uma civilização em várias épocas históricas, combinando recursos, tecnologias, unidades, geografia e edifícios. Assim cada jogador precisa ter um certo tipo de estratégia dessa combinação para poder ter seu desenvolvimento, que envolvem várias táticas dentro do mesmo.

As civilizações precisam avançar tecnologicamente para obter melhorias, mas para isso precisam, às vezes, combinar suas próprias tecnologias para formar unidades, edifícios ou até mesmo outras tecnologias. Assim também o jogador precisa combinar edifícios para construir outros novos, sendo que precisa-se ter conhecimento para obter qualquer tipo de unidade de forma estratégica, construindo-os de forma correta e economizado recursos, caso necessário. Isso então leva o jogo a um nível estratégico avançado.

Além disso precisa-se do uso de uma diplomacia e estabelecer a mesma estável, pois ela sempre pode mudar, dependendo da partida.

Mas isso depende da civilização, do local, do tipo de partida e jogador, que são elementos que modificam totalmente a partida.

Civilizações

Pode-se escolher entre 12 civilizações. Cada uma contém suas vantagens e limitações e quatro delas (marcadas em negrito) tem a sua própria história de campanha. Abaixo elas se dividem em tipo de arquitetura:

Ásiatica Babilônica Egípcia Grega
Choson
Shang
Yamato
Babilônios
Hititas
Persas
Assírios
Egípcios
Sumérios
Gregos
Minoanos
Fenícios

Modos de Jogar
Campanha
Com o editor que vem junto com o jogo, o jogador pode criar os próprios cenários e campanhas. As quatro que vêm com o jogo são:

A Ascensão do Egito
A Glória da Grécia
Vozes da Babilônia
Yamato,o Império do Sol Nascente
Cenário
Escolher um cenário de jogo já determinado, com número de jogadores máximos, divisão ou não de times, condições de vitórias, já especificadas.

Cenário Aleatório
O jogador escolhe quantos "adversários" (alguns podem ser aliados), a Idade em que começa, o cenário (Deserto, Pântano, Arquipélago, ...) e a maneira de vencer (mais pontos ao final de certo período, monumento, extermínio de todos os jogadores ou qualquer um).

Batalha Mortal
Os jogadores começam com 1.000.000 de comida, madeira e pedras, e 1.000.000 de ouro. É uma luta até a morte. Ganha quem sobreviver. (Não existe possibilidade de diplomacia aliada)

Multiplayer
O limite é de 8 jogadores. Dois ou mais jogadores podem dividir o controle de uma civilização durante o jogo, jogando de modo cooperativo.

Condições de Vitória
Artefatos - Conquistar e manter os artefatos por um certo tempo.
Ruínas - Conquistar e manter as ruínas por um certo tempo.
Monumento - Construir e manter um Monumento por um certo tempo.
Conquista - Destruir todos os outros jogadores.
Pontos - Atingir uma determinada pontuação.
Limite de Tempo - Joga-se até acabar o tempo. Ganha quem conseguir mais pontos.

Recursos naturais

Arqueiro em cavaloOs recursos de AoE são quatro, sendo coletados pelo aldeão. Todos são usados para o desenvolvimento da tecnologia. A grande construção, o Monumento, gasta 1000 de Madeira, Ouro e Pedra.

Comida
Conseguida por meio da caça (cervos, crocodilos, leões e elefantes),pesca (tanto de salmão e atum, como de baleia), recoleção de arbustos frutíferos e arando fazendas.

Usada para criar unidades e tecnologias, e avançar para a próxima era.

Madeira
Conseguida através da derrubada de árvores. Usada para construções, tecnologias e unidades mecânicas(catapultas, navios) e arqueiros.

Ouro
Ouro representa todos os tipos de metais preciosos, como ouro, prata, bronze e cobre.

Conseguido através da mineração e pelo comércio através de barcos de comércio.

Usado no comércio, trocando ouro por outros recursos, para a criação de unidades (idades do Bronze e Ferro principalmente), tecnologias e avançar para a Idade do Ferro.

Pedra
Conseguida através da mineração.

Usada para construir muros e torres, tecnologias relacionadas, além do Monumento.

Construções

Centro da Cidade - recebe recursos, cria aldeões e avança para a próxima Idade.
Casa - aumenta a capacidade do número de habitantes em cinco.
Armazém - recebe comida de fazenda e arbustos e desenvolve tecnologia de torres e muros.
Local de Armazenamento - recebe alimento (caça e pesca), madeira, ouro e pedra. Desenvolve tecnologias para melhorar a defesa das unidades de guerra, e o ataque para unidades de corpo-a-corpo.
Fazenda - providencia uma determinada quantidade de alimento.
Academia - Infantaria de elite.
Campo de Arco e Flecha - Arqueiros, tanto a pé como montados, em carruagem ou em elefante.
Doca - construção naval, tanto barcos de pesca como barcos comerciais e navios de guerra.
Estábulo - criação de cavalaria e Elefante de Guerra.
Sede do Governo - tecnologias que ajuda os exércitos e as construções.
Mercado - permite a construção da Fazenda e tem tecnologias relativas a recursos e a Roda, que acelera suas unidades.
Monumento - uma construção majestosa. Pode ser uma das condições de vitória.
Para Egípcios e Assírios, é uma pirâmide. Para Gregos, Fenícios e Minoanos, é uma estátua de um soldado (inspirada no Colosso de Rodes); para Yamato, Choson e Shang, um templo estilo oriental; e para Babilônicos, Hititas, Persas e Sumérios, um Zigurate.

Muro - impede a movimentação de unidades. Só arqueiros e armas de cerco podem atirar além dele.
Oficina de Catapultas - constrói catapultas, há também a balista.
Quartéis Militares - Infantaria básica.
Templo - cria o Sacerdote, unidade lenta porém muito útil por curar as unidades e converter unidades inimigas.
Torre - atira flechas nos inimigos.

Recepção
Age of Empires obteve boa recepção da crítica, e vendeu cerca de 3 milhões de cópias [1]. Ainda assim, houve críticas principalmente pela inteligência artificial das unidades e os objetivos das campanhas.

Continuações
O sucesso levou a Microsoft e a Ensemble à criação de um pacote de expansão, Rise of Rome(1998), e à sequência Age of Empires II:The Age of Kings(1999). Pouco depois recebeu a expansão Age of Empires II: The Conquerors. Mais tarde também foi criado Age of Mythology, misturando mitologia. Em 2005 foi lançado Age of Empires III (que recebeu o pacote de expansão The War Chiefs em 2006 e The Asian Dynasties em 2007).Atualmente os fãs de Age of Empires esperam por continuações da série,que, segundo boatos existentes em volta da Ensemble Studios, teram mais duas continuações, o Age of Empires IV que retratará o período entre guerras do século XIX e XX e o Age of Empires V que retratará o possível futuro da humanidade.[carece de fontes?]

Para consoles, em 2002 AOE II recebeu versão para o PlayStation 2 e em 2006 foi lançado Age of Empires: The Age of Kings para o Nintendo DS.

Jogo recomendado, boa jogabilidade e gráficos especialmente nas últimas versões.

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