sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A História do Mac OS

Postarei agora a história do Mac OS:

História do Mac OS:

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório. De início as pastas eram criadas renomeando-se uma “Pasta Vazia” que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando “Nova Pasta’” no menu Arquivo do Finder. O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Em sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o kernel, que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Segurança no Mac OS:

Configuração do Padrão de Segurança
A relação conservadora que a Apple estabelece com o fator segurança protege seu Mac de ataques em redes privadas e públicas, como a Internet. Todas as portas de comunicação são fechadas e todos os serviços básicos — compartilhamento de arquivos pessoais, compartilhamento de arquivos do Windows, compartilhamento pessoal da Internet, login remoto, acesso FTP, eventos remotos Apple e compartilhamento de impressoras — são desligados automaticamente. A conta de administrador do Mac OS X, diferentemente da conta de administrador do Windows, desabilita o acesso às funções principais do sistema operacional. Muitas pessoas acreditam que PCs com base Windows são inutilizáveis ao menos que utilizem a conta de administrador, o que expõe os PCs ao ataque. Em contrapartida, a configuração padrão do Mac OS X protege contra caracteres obscuros que podem facilmente controlar o sistema.

Firewall Pessoal
Todo o lixo eletrônico que recebemos hoje em dia é enviado de caixas de emails pessoais, normalmente de um computador com plataforma Windows. Piratas virtuais procuram máquinas fáceis de comprometer. O Tiger tem um firewall interno que protege o seu computador de acessos não autorizados monitorando todo o tráfego de rede. Quando você habilita o firewall pessoal no Mac OS X, toda conexão que chega é negada exceto aquelas que você permitiu. E agora, agindo de forma discreta, seu Mac nem ao menos saberá da existência de pessoas procurando por máquinas para atacar.

Atualização Automática

O Mac OS X pode baixar as atualizações dos aplicativos automaticamente, assegurando que você esteja sempre atualizado com os últimos patches de segurança e softwares lançados diretamente da Apple. A Apple marca digitalmente todas as atualizações, assim você pode ter a certeza de que eles vêm de uma fonte segura.

FileVault
Proteja a informação do seu Mac de olhares curiosos com o FileVault, que utiliza o último padrão de segurança do governo, a encriptação AES-128, para proteger todo o seu trabalho. E as encriptações e descriptações acontecem automaticamente de maneira que você nem fica sabendo o que aconteceu. O FileVault protege todas as informações da sua pasta principal de olhares curiosos, assim seus segredos continuam protegidos, sua lista de compras de natal mantém-se surpresa e seus extratos financeiros permanecem seguros.
Keychain
Para facilitar o gerenciamento de um número intimidador de senhas e permissões de redes de computadores, o Mac OS X inclui o Keychain. Essa opção armazena todas as suas informações para usar imagens de disco encriptadas, para log on em arquivos do servidor, servidores FTP e servidores Web. O Mac OS X adiciona automaticamente as informações da sua conta .Mac no seu Keychain. Quando você faz o log in no Mac OS X, o sistema abre o seu Keychain. Não é preciso digitar seu nome de usuário e senha para acessar os dados. Você pode configurar o Mac OS X para bloquear seu Keychain quando o sistema estiver dormindo ou inativo por um tempo. O sistema irá perguntar sua senha na próxima vez que você tentar acessar os dados protegidos. Outros usuários do sistema não poderão acessar o Keychain ou esses dados.

Deletar para Sempre

Agora você pode apagar completamente arquivos que não precisa mais. Quando você deleta um arquivo ou pasta, o Secure Erase Trash garante que este não exista mais. O processo tradicional de deletar arquivos simplesmente remove o nome do arquivo do seu diretório de disco, mas deixa os dados no lugar. O Secure Erase Trash escreve dados errôneos por cima do seu arquivo imediatamente, assim o arquivo que sumiu não pode ser reconstruído.

Encriptação de Imagem de Disco
Para obter alta segurança, você pode encriptar parte do seu disco rígido através do uso de uma imagem de disco. Você pode então enviar essa imagem de disco a outra pessoa que saiba a senha. Basta abrir o utilitário Disk Copy, fazer uma nova imagem e definir a encriptação. A imagem que irá aparecer agora no seu desktop é a de um volume. Quando o Keychain estiver bloqueado, ou quando você for enviar aquele arquivo de imagem de disco para outra pessoa a imagem ficará segura. Quando o seu Keychain estiver aberto, você pode copiar, mover e deletar arquivos da mesma forma como faria em um disco rígido normal.

Fotos:

 

system7Macintosh System 7

 

system8

 

Macintosh System 8

macos9

Macintosh System 9

 

macosx100

Mac Os X 10.0

 

macosx101 

Mac Os X 10.1

 

jaguar.big

 

Mac Os X 10.2

 

 800px-AM_MacOSX_Panther

 

Mac Os X 10.3

 

TigerDesk

 

Max Os X 10.4

 

E finalmente, o atual Mac OS X 10.5 (Leopard):

leo2

 

mac_os_x_leopard_box Caixa do Leopard

 

Willi

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Apple está desenvolvendo novo SO, Snow Leopard

A Apple anunciou que está desenvolvendo um novo OS X, Mac OS X Snow Leopard.Muitos usuários de Mac gritaram com a notícia que o Snow Leopard seria apenas uma atualização do Leopard.
A Apple afirmou que o novo OS X vai parar com as novidades e se empenha no quesito velocidade.

Apple:



Um enorme salto.

Desde 2001 o Mac OS X já apresentou mais de mil recursos inovadores. Com o Snow Leopard, a próxima versão do sistema operacional mais avançado do mundo, o Mac OS X vai além das mudanças pontuais, ele muda o foco. Dando uma pausa nos novos recursos, o Snow Leopard, com lançamento previsto para os próximos 12 meses, fundamenta-se nas grandes inovações do Leopard apresentando uma nova geração de tecnologias de software de núcleo que irão agilizar o Mac OS X, melhorar seu desempenho e definir novos padrões em qualidade. O Snow Leopard reduz significativamente a carga do Mac OS X, tornando-se ainda mais eficiente para os usuários e economizando valiosos espaço em disco para as suas músicas e fotos.



Suporte ao Microsoft Exchange

O Snow Leopard agora oferece suporte ao Microsoft Exchange 2007 nos aplicativos Mail, Address Book e iCal. O Mac OS X utiliza o protocolo Exchange Web Services para permitir o acesso ao Exchange Server 2007. Como tanto o Mac quanto o iPhone suportam Exchange, você poderá usar qualquer um deles com acesso total a e-mail, contatos e à agenda.

64 bits

Para acomodar a grande quantidade de memória necessária nos hardware mais avançados, o Snow Leopard amplia o alcance da tecnologia de 64 bits no Mac OS X no suporte a uma enorme quantidade de RAM — até um hipotético valor de 16TB, ou 500 vezes mais que o possível atualmente. Quanto mais memória, mais rápido fica o aplicativo porque a maior parte dos dados pode ser armazenada na memória RAM física mais rápida em vez de nos discos rígidos, muito mais lentos.

Vários núcleos

“Grand Central”, um novo conjunto de tecnologias agora parte do Snow Leopard, oferece suporte nunca visto a sistemas com vários núcleos para o Mac OS X. Nos processadores existentes atualmente não é a maior velocidade do clock, mas sim o maior número de núcleos, que melhora o desempenho do sistema. O Grand Central permite que o Mac OS X aproveite essa vantagem ao máximo, otimizando-o para alocar tarefas em vários núcleos e processadores. E também facilita a criação de programas porque aproveita ao máximo tudo o que os sistemas com vários núcleos tem para oferecer.

Mídia e Internet

Usando tecnologia de mídia pioneira no OS X do iPhone, o Snow Leopard lança o QuickTime X, uma plataforma mais ágil de próxima geração que eleva o patamar dos padrões de mídia e Internet. O QuickTime X oferece suporte otimizado aos modernos codecs e execução de mídia mais eficiente, sendo ideal para qualquer aplicação que precise executar conteúdo de mídia.

Como o Snow Leopard oferece a implementação mais rápida de JavaScript até hoje, os aplicativos web respondem mais prontamente. O Safari roda JavaScript até 53% mais rápido com Snow Leopard.

OpenCL

Uma outra poderosa tecnologia do Snow Leopard, OpenCL (Open Compute Library), permite que os desenvolvedores hoje tenham à disposição um grande poder de processamento antes bloqueado pela unidade de processamento de elementos gráfico (GPU). Com as GPUs chegando a velocidades de processamento na casa de um trilhão de operações por segundo, elas conseguem lidar com bem mais que imagens. A tecnologia OpenCL aproveita todo esse poder e o redireciona para o processamento das operações do sistema.
*************************************************************************************
Esperamos anciosamente pela nova versão do indiscutívelmente melhor sistema operacional do mundo.

Willi

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

RUMOR (OH!!!) APPLE ESCONDE ESTADO DE SAÙDE DE JOBS...

Já faz tempo que rola um rumor na Nuvem que a polêmica Apple está a esconder o estado de seu (ex) mocinho.

Parece que na última Mac World Expo, que é onde a Apple expõe seus novos produtos e onde Jobs é o grande astro, ele apareceu extremamente pálido e magro, o que levanta suspeitas que o câncer pancreático que ele se curou em 2004, esteja de volta.

Porém, a Apple polêmica como sempre resolveu falar que ele estava apenas tomando anti-bióticos.

Vamos esperar que os rumores sejam bobagem.

 

steve-jobs Jobs na Mac World Expo

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Williblog de volta!!!

Estamos de volta e a todo vapor, começaremos agora a semana com uma série de postagens sobre a APPLE e derivados…

Aguardem.

WILLI

Ubuntu Karmic Koala!